O nome e CPF são alguns dos nossos bens mais preciosos. É através deles que firmamos nossas relações sociais e jurídicas, inclusive com instituições financeiras.
Por isso, a inclusão indevida de tais dados em cadastro de devedores como o Serasa, SPC e SCPC pode nos causar enormes transtornos. Pessoas com o nome negativado têm dificuldades para contratar empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, contas bancarias, compras parceladas, entre outros. Até mesmo a locação de um imóvel pode se tornar uma dor de cabeça caso o locatário esteja com o nome “sujo”.
Ocorre que, muitos fornecedores não dão importância aos mencionados transtornos e insistem em negativar indevidamente o nome de consumidores que não tem dívidas vencidas. Atualmente, são frequentes os casos de pessoas que, mesmo sem contratar qualquer serviço, tem o nome negativado.
Pois bem, se o seu nome foi negativado indevidamente, veja o que você deve fazer:
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa que negativou o seu nome e exigir o cancelamento imediato da restrição. Guarde todos os documentos que lhe forem entregues e solicite os protocolos de atendimento, pois eles poderão ser úteis.
Entendemos que imprevistos acontecem. Se você não conseguiu pagar um débito na data do vencimento e o seu nome foi negativado, saiba que a empresa tem o prazo de até 05 (cinco) dias uteis, após a quitação, para excluir a restrição de crédito. Esse prazo foi estipulado pelo Superior Tribunal de Justiça, através da Súmula 548.
Se você já entrou em contato com a empresa e o seu nome não foi excluído do cadastro de devedores, o segundo passo é buscar o auxílio de um Advogado. Procure um Advogado com experiência em Direito do Consumidor. Ele analisará o seu caso e indicará as melhores alternativas para a solução do problema, devendo verificar, inclusive, se o caso comporta uma indenização por danos morais.
O Advogado Alex Castiglioni possui ampla experiência em Direito do Consumidor e já defendeu dezenas de clientes que tiveram os seus nomes negativados indevidamente.
Em caso de dúvidas ou para maiores informações entre em contato através do telefone/whatsapp 27 99610-0722.
Comments